23/09/2016

PALAVRAS de Geraldo Dalla Nora em junho de 2013

PALAVRAS de Geraldo Dalla Nora em junho de 2013
 ·  
Quem viveu a época de 1964 e presenciou o clima de agitação que tomou conta das ruas com protestos e mais protestos, chega a conclusão que algo de parecido está em curso.

Quase meio século depois quando arquivos são abertos, quando por peso de consciência muitos agentes da época vêm a público contar suas histórias; começo a concordar com a hipótese levantada pelo Sr. Reginaldo Capelári.

Alguém já ouviu falar do famoso Cabo Anselmo, militar da Marinha que promoveu a revolta dos marinheiros , insuflando os marinheiros a quebra da Hierarquia, que é um dos pilares das forças armadas? Pesquisem na internet e depois tirem suas conclusões.

E as semelhanças não param por ai, vemos revistas e jornais há anos fazerem campanhas cerradas contra o atual governo, que diga-se de passagem, tem seus erros e falhas, como tiveram os anteriores, mas nada que as instituições não possam resolver.

Corrupção existe desde o Brasil Colônia.

No tempo da Ditadura existia muito mais; chegava ser avassaladora que envergonhou até militares que achavam estar contribuindo para melhorar o país, e que ao denunciarem foram afastados do meio, como o coronel Saraiva adido da embaixada em Paris, que denunciou o esquema vergonhoso de comissões para o ministro da fazenda e o embaixador "aconselharem empréstimos junto a bancos estrangeiros pelo governo Brasileiro".

Eu mesmo, militar na época, que em principio me entusiasmei com a propaganda, aos poucos fui me convencendo que apenas foi trocado "6 por meia dúzia" tal a bandalheira que grassava, com o agravante que ninguém se atrevia a denunciar nada, caso contrário desaparecia misteriosamente como muitos até hoje não se sabe o paradeiro.

Então temos que ficar atentos para que a história não se repita, que um protesto justo não seja usado como pretexto para qualquer tipo de ideologia implantar idéias totalitárias, sejam de esquerda ou de direita.

Toda nação só progride e alcança a plena organização social e política dentro da ordem e da lei. Leis justas bem entendido.

Infelizmente o Brasil ainda está em formação. Uma democracia plena com seus valores consolidados não se forma em poucos anos, às vezes levam séculos. A evolução tem que ser de todos, políticos, povo, instituições, etc.


Tenho 76 anos e posso afirmar com segurança que embora os percalços de sempre o Brasil melhorou muito em relação ao passado remoto e recente, em todos os níveis, mas ainda falta muito para atingir um nível aceitável de desenvolvimento humano.
Postar um comentário