20/09/2009

BIOGRAFIA DE RENATO CANINI





Renato Canini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Renato Vinícius Canini (Paraí, 22 de fevereiro de 1936) é um ilustrador brasileiro, conhecido por seu trabalho em diversas publicações, como Pasquim, Pancada e para a Editora Abril, onde ilustrou histórias em quadrinhos da Disney e destacou-se desenhando o personagem Zé Carioca, ao qual atribuiu seu traço pessoal e uma identidade mais brasileira, distanciando notavelmente este personagem do estilo Disney original.
Nascido em Paraí, na serra gaúcha, Canini viveu em Frederico Westphalen até a morte de seu pai, aos dez anos idade, quando foi morar com uma avó e uma tia em Garibaldi.
Fã de Elvis Presley, música evangélica e italiana, Canini, atualmente vive em Pelotas, Rio Grande do Sul, com a esposa Maria de Lourdes, também desenhista, a quem conheceu quando ela desenhava charges para o Diário de Notícias, de Porto Alegre. No dia 14 de outubro de 2005, Canini foi condecorado pela Câmara de Vereadores da cidade com o título de Cidadão Pelotense.

Deus

Canini é uma pessoa que valoriza o lado espiritual da vida. Considera Deus uma presença constante em sua vida e lê a Bíblia diariamente, "pelo menos cinco capítulos", faz questão de dizer, garantindo já ter lido o livro sagrado, que considera uma escola para a vida, mais de 40 vezes.
Sua fé chega a afetar até mesmo suas decisões profissionais. Por conta de suas convicções religiosas, já deixou de aceitar trabalhos que entrariam em choque com aquilo que acredita.
Postar um comentário